A acne é uma doença inflamatória causada por obstrução do folículo piloso, aumento da secreção sebácea e colonização bacteriana. Há também influência de fatores ambientais e genéticos. Pode afetar crianças, adolescentes e adultos. Uma condição bem comum é a acne da mulher adulta, em que as lesões geralmente ocorrem no terço inferior da face. A acne, além de interferir no relacionamento interpessoal, pode ser, em alguns casos desfigurante e levar a sequelas (cicatrizes), por isso a importância do tratamento precoce.
ROSÁCEA
A rosácea é uma doença inflamatória e multifatorial, sendo a desregulação neurovascular e alteração da imunidade inata os principais mecanismos envolvidos. Acomete mais frequentemente pessoas com pele clara. As lesões aparecem tipicamente no centro da face, mas podem afetar olhos, pavilhão auricular e tórax. A apresentação clínica pode variar de vermelhidão e calor, formação de nódulos e pústulas e até espessamento cutâneo do nariz e acometimento ocular
PSORÍASE
A psoríase é uma doença inflamatória, imunomediada e crônica, ou seja, não tem cura, mas tem tratamento. Acomete pessoas geneticamente predispostas, quando expostas a diversos fatores desencadeante como estresse, infecção e medicações. Pode acometer pele, unhas, couro cabeludo e articulações. O diagnóstico é realizado através do exame clínico e quando necessário por biópsia cutânea.
MELASMA
O melasma é caracterizado por manchas escuras na pele, mais comum em face, mas também pode ocorrer no corpo. Há vários fatores envolvidos, mas os três principais são: hormônios sexuais femininos, antecedentes genéticos e exposição crônica ao sol. É importante lembrar que é uma condição crônica, isto é, pode ocorrer piora e as recidivas são frequentes.
Alguns gatilhos além do sol podem piorar as manchas, como: cosméticos, medicações fotossensibilizantes, processos inflamatórios e estresse.
DERMATITE ATÓPICA
A dermatite atópica é uma doença inflamatória, crônica e recidivante, levando a lesões avermelhadas, descamativas e que coçam, principalmente em áreas de dobras de braços e pernas, podendo também acometer a face. Nem todo paciente com dermatite atópica, terá alergia respiratória, mas os trabalhos mostram que quando mais precoce as lesões surgem, maior a chance do paciente apresentar rinite e asma. É comum o surgimento na infância, podendo persistir na adolescência e na fase adulta.
LEUCODERMIA GUTATA
A leucodermia gutata é o nome dado a pequenas manchas brancas que surgem em áreas expostas ao sol, principalmente em pernas e braços. São popularmente conhecidas com sarda branca. São ocasionadas pelo dano cumulativo dos raios ultravioleta ao longo da vida. Além da fotoproteção para prevenção de surgimento de novas lesões, tratamos com lasers, crioterapia e mesoterapia com infusão de substância, a fim de estimular a repigmentação dessa pele.
AVALIAÇÃO DE SINAIS
A precaução é o melhor caminho para a prevenção de doenças, por isso, a avaliação anual da sua pele com um dermatologista é fundamental para rastreio do câncer de pele.
BIÓPSIA CUTÂNEAS
A biópsia cutânea é um procedimento simples, rápido e realizado em consultório. Ela se faz necessária em algumas condições em que o exame clínico não é suficiente para fechar o diagnóstico de algumas doenças de pele.
VITILIGO
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Apesar de não ter cura, temos, atualmente, resultados excelentes com os tratamentos disponíveis.
MICOSES
As micoses são doenças desencadeadas por fungos, podendo acometer, unhas, pés, corpo, face e couro cabeludo. Na maioria das vezes o diagnóstico é clínico, mas há situações em que se faz necessário a solicitação de exames que comprovem a presença fúngica.
POROS DILATADOS
Esse "buraquinhos" que temos mais acentuados em algumas regiões do nosso rosto nada mais são do que óstio foliculares por onde sai o sebo, que é um produto da produção nas nossas glândulas sebáceas. Quando há apenas excesso de produção de sebo sem oclusão desse óstio, teremos apenas os poros dilatados. Mas pode ser que ocorra oclusão desse óstios por células mortas que se depositam ali formando os cravos que pode ser brancos ou pretos. Podemos ameniza-los através do uso de alguns ácidos e com procedimentos.